PROGRAMA


Aula 1 [06/11] - 14:30h às 17:30h
  • Conteúdo teórico-prático de 3 horas de duração: apresentação de materiais de desenho, modos e intensidades do traço de grafite e hidrográfica, exercícios de condicionamento manual, redução dos objetos à formas geométricas simples, indicação de sombras através de hachuras obtidas por traçados linears, noções introdutórias à perspectiva de 1 e 2 pontos de fuga [para croquis rápidos de espaços internos e externos].
  • Indicação de exercícios para prática do Croquis Urbano: os proefssores indicarão exercícios para serem realizados [em casa] antes das aulas dos dias seguinte, como modo de reforçar o aprendizado através da prática direta do desenho à mão livre.
  • Indicação de referências bibliográficas e de hipermídia [clique aqui para obter mais informações]. Os professores também levarão livros, apóstilas e material didático, para a consulta dos estudantes.
Aula 2 [07/11] - 14:30h às 17:30h
  • Conteúdo teórico-prático de 1 hora de duração: introdução à perspectiva de 1 e 2 pontos de fuga: continuação da aula do dia anterior, com momentos de dúvidas e aprofundamento dos conteúdos.
  • Exercícios [em sala de aula] de fixação dos conhecimentos [através de fotos]. Duas horas de duração. Diversos desenhos de espaços internos e arquiteturas e espaços urbanos vistos pelo lado externo, envolvendo um e dois pontos de fuga. Desenhos feitos tanto em grafite como em hidrográficas.

Aula 3 [Encontro no Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão] - 14:00h às 18:00h
  • Aula de prática de desenho "in loco", no âmbito de um Mini-Encontro de "Croquizeiros Urbanos". Com a duração de 4 horas. Local: Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão. Serão realizados desenhos de observação direta, juntamente com os professores e monitores, onde os alunos realizarão uma bateria de croquis da paisagem urbana. Os desenhos vão variar técnicas, envolvendo sketches com grafite e hidrográfica, bem como serão realizados em tempos distintos [com croquis com contagem de tempo variando entre meia hora e até 5 minutos].
  • A divulgação deste Encontro será realizada no site dos URBAN SKETCHERS SALVADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário